O governador Beto Richa liberou recursos da ordem de R$ 300 mil para investimentos em Guapirama. O recursos são oriundos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O governador visitou o município acompanhado do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Segundo o prefeito Pedro de Oliveira, conhecido como Pedro Banzé, o dinheiro será investido na aquisição de um caminhão e uma retroescavadeira, que serão utilizados na melhoria de estradas rurais. “Nosso município tem 4.100 habitantes, a maioria da área rural. Precisamos dar condições para que os agricultores escoem a produção”, afirma o prefeito.

Além dos recursos do PAM, o Governo do Paraná, com apoio do deputado Romanelli investiu também em várias outras obras no municípios de Guapirama. Para Romanelli, o trabalho realizado pela atual gestão municipal tem buscado parcerias em níveis federal e estadual para garantir os investimentos necessários para Guapirama. “Com isso, a cidade voltou a crescer, se desenvolver e gerar emprego. Hoje Guapirama está inserida em todos os programas e ações executadas pelo Governo do Paraná”, comemora Romanelli.

O Governo do Paraná também investe em melhoria da trafegabilidade na área rural de Guapirama. Foram investidos recursos na pavimentação com pedras irregulares em seis quilômetros de estradas rurais, beneficiando 53 famílias da Vila Rural Nossa Senhora de Fátima e da Colônia Japonesa.

Norte Pioneiro — O governador também lembrou dos investimentos feitos em toda a região. Segundo ele, o Norte Pioneiro, que já foi o portal do desenvolvimento do Paraná, tem de ser valorizado. “Durante muitos anos a região não recebeu a devida atenção do governo. Estamos resgatando não somente o Norte Pioneiro, mas todo o Estado, atendendo aos municípios indistintamente”, afirma Beto Richa.

O prefeito de Tomazina e presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Guilherme Cury Saliba Costa destacou que todos os 26 municípios da Amunorpi recebem novas unidades básicas da saúde. “São fundamentais, também, as ações do governo para o campo, porque os municípios têm economia baseada na agricultura”, afirma.

Também foram anunciados investimentos pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para o programa Leite das Crianças e Compra Direta. Além de Romanelli, acompanharam o governador Beto Richa na visita a Guapirama os deputados estaduais Alexandre Curi e Pedro Lupion e o Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.