Sem escola, alunos tiveram de estudar em creches e igrejas até conclusão de obras, realizadas em parceria entre os governos Federal e Estadual

 Nova Fátima — Um misto de alegria e comoção marcou a reinauguração da Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz, em Nova Fátima. Destruída por um incêndio em 15 de agosto de 2009, a escola teve de ser totalmente reconstruída para abrigar os 450 alunos que agora comemoram o investimento de mais de R$ 630 mil, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Governo do Paraná.

No lugar de cinzas, um novo imóvel foi construído e, no lugar das tristes lembranças das cenas de fogo, o sorriso de crianças e pais de alunos, que agora não precisam mais ‘migrar’ de um lugar para outro para assistir às aulas. A reinauguração da nova escola foi comemorada e marcada pela presença do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli e do deputado federal Alex Canziani. O prefeito Nilson Xavier lembrou do drama vivido pelos alunos e servidores da Educação e do empenho de cada um deles no período em que a escola foi reconstruída.

Segundo ele, os alunos tiveram de estudar em salas cedidas por creches e igrejas para não comprometer os estudos. “Agora esse drama não existe mais. Com apoio do Romanelli e do Alex Canziani, as crianças poderão estudar com segurança e qualidade neste novo imóvel”, comenta o prefeito de Nova Fátima.

Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, a expectativa pela conclusão das obras uniu professores, estudantes pais de alunos e toda a comunidade de Nova Fátima. “Foi uma espera de quase três anos, mas finalmente a escola foi reconstruída, dando início a uma nova fase na história destas crianças”, comemora o secretário estadual do Trabalho.

Defensor da Educação em todos os níveis, o deputado federal Alex Canziani lançou um desafio a toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Nova Fátima. “Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] de Nova Fátima chegar à média seis, pode pedir o que necessitar que eu vou trabalhar e me empenhar para que o Governo Federal atenda este pedido”, comprometeu-se Canziani.

Com a reinauguração, a Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz passa a atender 450 alunos. Destes, 150 vão estudar em tempo integral. “É um investimento que fazemos para qualificar melhorar a qualidade do ensino em Nova Fátima”, explica o prefeito Nilson Xavier.

Ainda durante a reinauguração, Romanelli, Canziani e o prefeito Nilson Xavier foram homenageados pelos alunos e professores. Na homenagem, eles receberam uma placa, em agradecimento ao empenho e dedicação para a conclusão das obras. “É uma obra que merece todo o nosso esforço, porque é ela que garante a permanência, com segurança e eficiência, de alunos do ensino fundamental na escola. Parabéns, Nova Fátima, por mais essa conquista”, finaliza o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli.