Anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, durante solenidade de formatura do Projovem Trabalhador

O município de Nova Santa Bárbara, no Norte do Paraná, contará, a partir desta semana, com os serviços da Agência do Fomento do Paraná, que terá um agente de crédito à disposição para atender os empresários e empreendedores do município. O anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli, durante a solenidade de formatura de 32 trabalhadores, pelo programa Projovem Trabalhador.

De acordo com Romanelli, um agente de crédito já foi capacitado pela SETS e está apto a implantar os serviços do Banco do Empreendedor em Nova Santa Bárbara. “É a oportunidade para aqueles que sonham em montar o seu próprio negócio. O Governo do Paraná tem o dinheiro à disposição do pequeno empreendedor que queira investir em seu próprio negócio. Muitos trabalhadores sonham em abrir o seu próprio negócio, mas não o fazem por falta de recurso financeiro. Agora isso não é mais problema, porque Nova Santa Bárbara terá esse serviço à disposição de todos”, anuncia o secretário Romanelli.

Em Nova Santa Bárbara, 32 trabalhadores receberam certificação pelo Projovem Trabalhador — Juventude Cidadã. Eles obtiveram mais de 70% de aproveitamento nos eixos ocupacionais de Construção e Reparos e Serviços Pessoais. Para o prefeito Claudemir Valério, o Garrafa, os trabalhadores obtiveram vitória ao conquistar a qualificação profissional ofertada pela SETS, em parceria com o Governo Federal. “Muitos foram os desafios destes alunos, que agora estão mais bem preparados para o mercado de trabalho. Vocês superaram os desafios, não desistiram e agora estão em busca de melhorias na área profissional e pessoal”, enfatiza o prefeito.

O secretário Romanelli lembrou que, além do Projovem Trabalhador, o município também conta com as ofertas de cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. “A meta é dar a todos os trabalhadores e àqueles que vão ingressar no mercado de trabalho, as oportunidades de qualificação profissional. A Educação Profissional é o grande caminho para o desenvolvimento dos municípios paranaenses”, informa.

A instrutora de Serviços Pessoais, Jaqueline Bittencourt, 20 anos, enfatiza a importância do Projovem Trabalhador na formação profissional dos jovens do município. “O Projovem Trabalhador é uma porta que se abre àqueles que têm interesse e vontade de trabalhar. É um grande incentivo e preparo para quem quer iniciar uma carreira profissional”, explica.

A estudante Noemia Ezidia Mainardes da Cruz, 20, foi capacitada no curso de Construção e Reparos. Ela, que já concluiu o Ensino Médio, continua a busca do conhecimento, com a participação em um curso pós-médio, pela Rede e-Tec Brasil. A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.

Para a estudante, a obtenção de um certificado de conclusão de curso profissionalizante é um passo importante para o ingresso em uma profissão. “Eu poderia ter optado por outro curso, mas preferi o Projovem Trabalhador porque busco sempre aprender coisas novas, que me desafiem. Com esse curso, estou mais preparada para o mercado de trabalho”, comenta.

Já a estudante Camila Avelar Barbosa, 19, optou pelo curso de Serviços Pessoais, do Projovem Trabalhador por identificar-se com esta área. “Foi um curso muito bom. Quem não fez, perdeu a oportunidade. Depois que eu ingressei no curso, imediatamente comecei a atender algumas amigas em casa e hoje tenho várias clientes. Isso só foi possível depois que eu comecei a estudar no Projovem Trabalhador”, finaliza.

Fomento Paraná — A Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado com capital social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná. Como instituição financeira, a Fomento Paraná tem todas as operações e atividades submetidas às normas do Sistema Financeiro Nacional e é regularmente auditada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, entre outros órgãos. Essa característica lhe confere credibilidade e transparência na gestão de fundos e ativos financeiros que se encontram sob sua responsabilidade.

Trabalhando em sintonia com a política estadual de desenvolvimento regional, a Fomento Paraná tem por finalidade fornecer apoio financeiro para iniciativas de modernização e ampliação das atividades de pequenas e médias empresas e micro e pequenos empreendedores, do campo ou da cidade, de forma a estimular a geração de emprego e renda. A meta é também impulsionar o desenvolvimento de negócios na área de inovação e tecnologia, concedendo crédito a empresas de base tecnológica, inclusive as que passam por incubadoras.