Governador visitou o município, acompanhado de Romanelli e várias lideranças estaduais e regionais

O governador Beto Richa anunciou uma série de investimentos para melhoria da qualidade de vida da comunidade de Rancho Alegre, no Norte do Paraná. Richa esteve acompanhado do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que aproveitou a companhia do governador para, em atendimento à comunidade local, fazer novos pedidos ao governador do Paraná.

Um dos investimentos anunciados pelo governador Beto Richa beneficia estudantes, professores e servidores do Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, que recebeu R$ 150 mil para reparo emergencial. No entanto, segundo Romanelli, este colégio precisa de um imóvel novo. “Esse recurso é importante, mas é necessário construir um prédio novo, pois o que abriga o Colégio é muito antigo. O recurso já cadastrado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e está tudo encaminhado para que para este colégio seja construído um prédio novo”, informa Romanelli.

O deputado também pediu ao governador a aquisição de uma viatura zero quilômetro para a Polícia Militar e uma ambulância nova. “Esse é um pedido que faço em nome de toda a comunidade de Rancho Alegre”, observa o secretário do Trabalho.

Outros Investimentos — Rancho Alegre recebeu também o valor de R$ 300 mil do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O recurso, a fundo perdido, será aplicado na compra de uma área para construção de unidades habitacionais e um ônibus. “Sem os recursos do PAM, o município não teria condições de fazer esses investimentos. Esse plano atende de forma democrática os municípios”, afirma o prefeito Edson Correa.

O governador também lembrou dos investimentos já feitos pelo Governo do Paraná na área da habitação. Ao todo, foram entregues moradias para 42 famílias de pequenos agricultores e estão em construção mais cinco. Estão planejadas mais nove moradias rurais e 70 urbanas. Os investimentos, feitos em parceria pelo governo estadual, a Caixa e o município, beneficiarão no total 126 famílias.

Também foram anunciados investimentos pelas Secretarias da Família e Desenvolvimento Social, da Saúde e do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Nesta última, os investimentos foram para o programas Leite das Crianças e Compra Direta. Já foram concluídas obras da Copel na rede de distribuição de energia. O governo realiza obras de recuperação de estradas e de faixas de domínio. Também estão sendo realizadas obras de recape asfáltico em vias urbanas do município e foram liberados recursos para a prefeitura comprar calcário para pequenas propriedades e óleo diesel para trabalhos de melhoria em estradas rurais.

Participaram dos eventos com o governador, além de Romanelli, o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida e o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, além dos prefeitos Edson Correa, de Rancho Alegre; Prefeito Nilson Xavier (Cabeça), de Nova Fátima; Jorge Nunes, de Santa Mariana; Dartagnan Calixto Fraiz, de Ribeirão do Pinhal e professora Cléa Márcia Bernardes de Oliveira, de Leópolis.