O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli participou na tarde desta quinta-feira, 8, em Jacarezinho, de uma reunião de articulação das ações do Planteq. Romanelli destacou a parceria das prefeituras da região com a SETS, por meio das onze Agências do Trabalhador espalhadas pela região. O evento aconteceu no Instituto Federal do Paraná (IFPR), que é um dos parceiros na execução de cursos profissionalizantes em todo o Paraná, sobretudo o Planteq e o Pronatec.

Para Romanelli, o Norte Pioneiro tem uma excelente oportunidade de promover a qualificação profissional por meios dos programas executados pela SETS, dentre eles, o Planteq – Plano Territorial de Qualificação. “Os municípios do Norte Pioneiro náo podem perder essa oportunidade de qualificar seus trabalhadores. Vários cursos estão disponíveis aos municípios em todo o Paraná e as prefeituras, como parceiras deste programa podem promover a qualificação dos trabalhadores em vários segmentos”, disse Romanelli.

O evento reuniu técnicos da área da qualificação dos municípios e gerentes das Agências do Trabalhador da região. Além de Romanelli, participaram também os prefeitos de Jacarezinho, Sérgio Faria; de Ibaiti, Roberto Regazzo e de Quatiguá, Luiz Fernando Dolenz. Os chefes dos escritórios regionais da SETS, Dirceu Rodrigues e da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Antônio Carlos “Tomate”de Almeida, além das chefes do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, professora Sílvia Regina de Souza e da Ciretran, Patrícia Alcântara também prestigiaram o evento.

O prefeito de Jacarezinho lembrou que o Governo do Estado tem trabalhado em todo o Paraná para melhorar a vida dos paranaenses e também enalteceu a parceira com a SETS. “É importante esta parceria entre o Estado e o município para auxiliar as pessoas em busca de seus empregos”, lembra Sérgio Faria, destacando a oferta de cursos profissionalizantes por meio do Planteq e Pronatec.

Durante a reunião de trabalho, Romanelli fez a entrega de equipamentos de informática para as Agências do Trabalhador e de uniformes para os estudantes do Programa Projovem Trabalhador. Os novos equipamentos de informática auxiliarão no atendimento mais ágil e eficaz à população às Agências do Trabalhador de Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Ibaiti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Braz, além do Escritório Regional. O presidente da Câmara de Jacarezinho, Diogo Biato Filho, o vereador Fabiano Saad também participaram da reunião.

Planteq — O Plano Territorial de Qualificação – Planteq faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre o governo estadual e federal que oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, pessoas com necessidades especiais e com mais de 40 anos de idade.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, deta forma, a pobreza da população.

As ações do Planteq visam a contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.